segunda-feira, 16 de julho de 2012
Uso das TICs no processo de ensino aprendizagem
As palavras de Freire representam o que sinto em relação àqueles/as que estiveram presente nesse processo construtivo. Todos/as pegados numa só linha lutando, construindo, torcendo, formando a teia de nossas vidas.
Pois, o conhecimento se constrói numa relação mútua entre todos os
sujeitos do processo. Sujeitos que redirecionam olhares, reconstrói
estratégias, recriam o novo, ressignificam vidas e reelaboram planos de
trabalhos...
Com esse pensamento foi desenvolvida a pesquisa numa escola pública da rede municipal que realiza um trabalho com o Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano. A pesquisa teve o objetivo maior de proporcionar avaliação, orientação e ações interventivas na prática pedagógica da equipe docente a partir do uso das TIC.
A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, tendo a pesquisa ação como tipo de pesquisa na qual a pesquisadora foi a coordenadora pedagógica da equipe. Para coleta e organização dos dados foram usadas a observação participante e a entrevista semi estruturada. As entrevistas foram gravadas e as falas usadas para análise e compreensão dos significados em relação à interação com as tecnologias da informação e comunicação.
No diagnóstico foi possível compreender/identificar a dificuldade das docentes em utilizar as TIC em sua prática docente. Dificuldade atribuída aos significados construídos no processo formativo, falta de acessibilidade e condições estruturais na escola. Como ação interventiva a pesquisa apontou um processo formativo coerente com os significados das docentes. Um processo que possibilite uma ressignificação no uso das TIC, a partir das limitações apresentadas.
Processo fundamentado na pedagogia de projeto já desenvolvido pelas docentes. Por se tratar de uma pesquisa ação que objetiva a transformação do espaço pesquisado a partir da formação continuada em serviço, requer tempo processual. Por isso a pesquisa aqui apresentada é apenas uma etapa desse processo continuo.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)


0 comentários:
Postar um comentário